O vereador Ademir Dias da Silva, conhecido como Demoka (União Brasil), que foi eleito presidente da Câmara de Nova Santa Helena e foi preso por violência doméstica contra a ex-esposa, nesta quinta-feira (16), já foi liberado após ser submetido a uma audiência de custódia. O advogado do vereador, João Mateus Freitas Costa, informou que o caso segue sob segredo de justiça.
Ele destacou que a decisão judicial de revogar a prisão demonstra o reconhecimento das alegações da defesa e reforçou que buscará provar a inocência de seu cliente.
Segundo o advogado, é fundamental respeitar o devido processo legal, garantindo que os direitos sejam preservados e injustiças evitadas.
"É essencial que o combate à violência doméstica seja uma prioridade, tanto em Mato Grosso quanto no Brasil como um todo. Contudo, também precisamos assegurar que as investigações sejam conduzidas com cautela e rigor, para evitar condenações indevidas", afirmou o jurista. Segundo a Polícia Civil, a prisão do vereador foi realizada por policiais da Delegacia de Itaúba.
Demoka, que tem 48 anos, já respondeu a outro inquérito policial por crime de ameaça contra a ex-companheira e teve a ordem de prisão decretada pela Justiça de Itaúba por descumprimento de medida protetiva. A vítima, de 45 anos, foi casada com o suspeito por 25 anos e estava com as medidas protetivas deferidas pela Justiça desde outubro de 2024.
Mesmo com a proibição de se aproximar da ex-companheira, no dia 12 de janeiro, o suspeito foi até a casa da vítima, no município de Nova Santa Helena, onde a ameaçou com uma faca. A vítima procurou a delegacia para registrar a ocorrência, solicitando a prisão preventiva do suspeito, o que foi deferido pela Justiça. A ordem de prisão foi cumprida na manhã desta quinta-feira (16) pelos policiais da Delegacia de Itaúba, e o preso foi colocado à disposição da Justiça.
Nas eleições do ano passado, Demoka foi reeleito com 134 votos. Em seguida, foi eleito presidente da Câmara e tomou posse no começo deste ano. Em legislaturas anteriores, o parlamentar já havia presidido a Câmara Municipal de Nova Santa Helena.
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
Gestor municipal apresentou pacote de obras previstas para 2026 durante abertura dos trabalhos legislativos
Ex-governador Pedro Taques apresentou uma Ação Popular que, se acolhida pela Justiça, pode levar os envolvidos a ressarcirem os cofres públicos, incluindo Mauro Mendes.
O serviço será ofertado todas as quartas-feiras, no período vespertino, com início dos atendimentos a partir das 13h.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.